LIFELONG LEARNING

Aprender ao longo da vida deixou de ser um hábito dos curiosos para ser entendido como uma capacidade humana adaptativa. Hoje, as mudanças são rápidas e inesperadas, e a prática contínua do lifelong learning permite que os profissionais adquiram ou aprimorem habilidades técnicas e comportamentais. . 

Se a necessidade do aprendizado contínuo é uma certeza, outra é que não há tempo e espaço para ficar esperando alguém te dizer o que é importante ou não aprender. Agora, o que aprender?

Para ser sincera, tudo. E por que? Porque suas certezas não existem mais!

Vejamos. Se você:

  • tem filhos e quer criá-los da mesma maneira como foi criado (claro que os valores éticos devem permanecer, mas como ensiná-los é o problema).
  • quer viver seu casamento como o de seus pais.
  • quer ficar 30 anos num emprego e se aposentar.
  • não quer trabalhar com tecnologia, pois “não gosta” (sim, existem pessoas assim).
  • acha que tecnologia se resume a computador.
  • acha que temas como sustentabilidade e inclusão são indiferentes.

Lamento, mas você tem que desaprender e reaprender!

Outro ponto muito importante no mundo do trabalho de hoje é que as habilidades comportamentais, as soft skills, são muito importantes, como, por exemplo, a criatividade, A criatividade anda de braços dados com outra competência relevante: a curiosidade. Sem o interesse genuíno por descobrir coisas novas, ampliar seu repertório, fica muito mais difícil ser criativo. 

Curiosidade também é um dos elementos-chave do autoconhecimento, capacidade essencial para cuidarmos, inclusive, da nossa carreira. Porque da mesma forma que surgem novas demandas, você também se transforma e isso tem impacto nas suas escolhas de trabalho. Reconhecer em si mesmo seus interesses desperta a sua autodireção e orienta sua estratégia de lifelonglearning. 

Dessa forma, mantenha a chama da conversa acesa, para ter informações de qualidade e poder sobreviver neste novo mundo, inclusive mantendo sua saúde mental. Lembre-se: para fazer coisas repetitivas não há necessidade de nós, humanos, A IA-Inteligência Artificial faz muito melhor.

Ainda vamos falar muito sobre isto!

Administradora. Professora de Administração da UFF/Cecierj. Pós graduada em Gestão de Pessoas. Especialista em processos de gestão de pessoas. Avaliadora do SEBRAE no Prêmio MPE-RJ 2016. Perita Judicial TJRJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *